O Blog da Escorregadela intelectual (versão 2.0)

09
Set 09

Erro de timming dos espanhóis ou pressão do executivo tuga?

Na primeira hipótese (a mais provável), a PRISA demonstra a sensibilidade de uma colher de maionese azeda, assim daquelas que nos dá a volta ao estômago e que nos deixa com uma sensação de azia para o resto da semana. Não faz sentido, a poucas semanas das eleições, deixar no ar tantas interrogações. Não há dúvida de que o "jornalismo" praticado por Manuela Moura Guedes às sextas era no mínimo lamentável e muito afastado do conceito de informação onde se encaixam os restantes blocos noticiosos. No entanto, era um formato assumido pela TVI há bastante tempo e que tinha o seu tempo de antena, como tantos outros. Fosse aquilo um programa de entretenimento e a conversa seria outra.

Na segunda hipótese, e o VM quer acreditar que não é por aqui, não só pelo afastamento entre o PSOE e a PRISA como pela liberdade de imprensa conquistada em 74, o caso é extremamente grave. Sabemos que Manuela Moura Guedes (MMG) transformou o caso Freeport numa cruzada pessoal e no transtorno que se tornou para o Governo. O seu afastamento devido a eventuais pressões políticas obriga claramente a uma revisão das liberdades ganhas com o 25 de Abril. Mas a sério, não vamos por aqui.

Quanto ao fim do programa de circo conhecido como "Jornal de Sexta", o VM admite ter sentimentos contraditórios. Por um lado, ter a MMG fora do grande ecrã e incapaz de moldar a opinião dos Zés e Marias cá do burgo é uma enorme alegria, por outro, o VM deixa de ter uma boa dose de galhofa à sexta-feira. Enfim, não se pode ter tudo.

Quanto ao facto de ter sido a Patrícia Matos a apresentar o jornal que toda a gente (que é gente e que não é) viu, apenas uma pergunta: com mais de uma dezena de pivots entre TVI e TVI24, como é que o Conselho de Administração ou Executivo ou outro qualquer lá do estaminé não foi capaz de bater o pé e meter um sénior a aguentar o barco? Teve de ir uma jornalista que ainda há uns meses estava a recibos verdes, a ganhar pouco mais do que o salário mínimo? É assustador...

Mr. White às 18:16

Setembro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
11
12

13
17
18
19

20
22
23
26

27


pesquisar neste blog
 
blogs SAPO