O Blog da Escorregadela intelectual (versão 2.0)

19
Ago 09

Foram hoje conhecidos os orçamentos dos principais partidos para as legislativas (resumo aqui). O PS tem nada mais nada menos do que 5,5 milhões de euros disponíveis, dos quais 3 milhões provêm da subvenção estatal (sim, caros viajantes, estamos a falar de dinheiros públicos...). A verba será "investida" essencialmente em propaganda, comunicação impressa e digital, comícios e espectáculos. Seguem-se o PSD com  3,3 milhões de euros (foram mais de 7 milhões há quatro anos!!!), a CDU com 2 milhões de euros, o BE com um milhão de euros e o PP com 850 mil euros. No total, os principais partidos totalizam, no acumulado, qualquer coisa como 12,6 milhões de euros que vão ser convertidos em outdoors ridículos, posters que ficam meses a fio a definhar, tempos de antena que ninguém vê ou ouve, jantares e festarolas. Existe cada vez mais a ideia de que, em períodos de campanha, os partidos desperdiçam demasiado dinheiro, facto que só pode abalar uma  democracia cada vez mais enfraquecida. Ao desperdício está ainda associado a origem do próprio dinheiro. À questionável subvenção estatal, juntam-se a contribuição do respectivo partido político, os donativos e as angariações de fundos.

Uma ideia maluca: e porque não cortar com a subvenção estatal radicalmente e obrigar os partidos a angariarem fundos de uma forma proactiva? Todos sabemos que o principal origem dos fundos da CDU é a festa do Avante. Porque é que os outros não seguem o exemplo? Dá muito trabalho? Não têm capacidade para isso? Ao que parece, é  mais fácil gastar o dinheiro dos contribuintes....

Cada vez que vejo um outdoor, que continuam a bater recordes de piroseira, irrito-me com o facto daquele dinheiro não ter sido aproveitado em benefício da respectiva comunidade.

Numa altura em que se inventam concursos e reality shows sobre tudo, o bem feito era adaptar as campanhas das legislativas ao formato do "Big Give" da Oprah e meter estes meninos a dar o dinheiro a quem precisa. Saíamos todos a ganhar...

Mr. White às 16:20

comentário:
Concordo inteiramente! Com tanta pobreza e acção social a necessitar ser feita e gasta-se tanto dinheiro onde não não faz falta!
Quem ganha são as empresas de comunicação, marketing, publicidade, etc...
José da Boa Fé a 20 de Agosto de 2009 às 18:16

Agosto 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
13
15

16
20
22

23
29

30


pesquisar neste blog
 
blogs SAPO