11 comentários:
Em momento algum senti que o meu orgulho em ser português estivesse tão em baixo como nos ultimos tempos. Depois de saber que hoje, o Jornal El País (do nosso país vizinho) massacra desenvorgonhadamente o Alberto João Jardim, chegando mesmo a compará-lo ao Kadaffi, soube bem ler este vosso post! Em inglaterra, afinal, não vencem só os jogadores de futebol! Vencem os nossos emigrantes, vencem os grandes técnicos e profissionais que aqui ou lá fora desempenham de forma empenhada e dedicada as suas profissões!
José da Boa Fé a 27 de Janeiro de 2009 às 15:14

Depois de saber isto, só é pena mais uma vez que os nossos telejornais só nos transmitam as desgraças e os cataclismos, nacionais e mundiais!
Lamentável!
Paulo Garcia a 27 de Janeiro de 2009 às 15:43

Adoro ser Portuguesa e sou daquelas que fica com pele de galinha quando ouve o nosso hino e quando ouço falar bem de nós e do país! Senti-me assim ao ler este post. É um exemplo a não esquecer e concordo inteiramente com o Paulo Garcia. É lamentável que estas noticias não mereçam o justo destaque. Em contrapartida, no jornal das 13h de hoje, dum qualquer canal generalista, a noticia do El Pais sobre a madeira e o seu AJJardim não ficou esquecida. Porquê a diferença entre uma e outra? Os jornalistas pensam que os espectadores preferem ouvir só as coisas más? Se sim, desenganem-se!
Deveriam ter no seu curso uma disciplina subordinada ao tema: "Como estimular o patriotismo e o amor ao País!"
Sandra G. a 27 de Janeiro de 2009 às 15:56

Parabéns ao Siza! Um dia destes deverá receber uma proposta para desenhar um palácio para o principe herdeiro ou outro qualquer! Será esse o seu prémio monetário! Será essa a obra que fará no reino dos holligans!
Já agora, aproveite e coloque no jardim desse palácio, qualquer coisa semelhante ao seu legado no Parque Eduardo VII. Seria bonito e não seriamos só nós a ter um desses "pila"retes!
Se copiamos o Cristo Rei e a Ponte 25 de Abril, não levariamos a mal que nos copiassem a referida obra de arte!
António Gomes a 27 de Janeiro de 2009 às 16:02

adoro a piscina! é aquecida?
O ideiota! a 27 de Janeiro de 2009 às 16:24

Que importa se a piscina é aquecida ou não?! É em Barcelona! Por cá, iguais ou semelhantes só na casa de algum magnate da quinta do lago!
Agora a sério: Parabéns ao meu colega! É realmente um motivo de orgulho e vaidade para qualquer arquitecto! Felizmente que em Portugal não está isolado! há muitos outros que merecem iguais felicitações! A todos eles um forte abraço e continuação de bons projectos e muitas ideias!
Já agora deixo esta actualização, o Siza só irá receber o prémio no dia 26Fev.2009 (http://arquitectos.pt/?no=2020491539,155).
P. Fonseca J. a 27 de Janeiro de 2009 às 17:26

Caro arq. P.Fonseca J., a equipa do Viajar agradece a sua visita e a sua correcção. Iremos estar atentos à cobertura noticiosa do evento.
Mr. Hellmann's a 27 de Janeiro de 2009 às 17:29

Seremos dois a tomar atenção às noticias desse dia! Espero poder dar anteriormente dito como não dito. Se assim for, aqui farei a minha penitência.
Paulo Garcia a 27 de Janeiro de 2009 às 17:33

Parabéns Siza, o prémio é merecido e cada vez mais sinto orgulho no trabalho que faz! Que outros portugueses sigam o exemplo e não sejamos só conhecidos pelo futebol. O ano passado também tive orgulho em passear por Barcelona e ver na Gran Diagonal o sapato de salto alto feito todo em tachos e tampas de tachos pela Joana Gonçalves, numa demonstração do que Portugal tem de melhor: a cultura, a arte, a criatividade dos portugueses!

Só uma correcção ao que foi dito por António Gomes: o pilarete do parque Eduardo VII é de João Cutileiro e não de Siza Vieira! Tal monumento fálico não faz parte do estilo de Siza nem nunca fez!
SSF a 27 de Janeiro de 2009 às 17:59

Grande Siza, grande Cristiano, grande António Borges, grandes TODOS os portugueses que dão cartas por este mundo fora!
Irene a 28 de Janeiro de 2009 às 12:46

Não é só de agora, como todos sabem/imaginam, o reconhecimento a este Sr. Arq., nem tão pouco a única vez que nos deixa com o orgulho nacional em alta. E também, não é de agora a ignorância/falta de amplificação de tais feitos. Se não vejam o que em tempos, viajando por aí, me deixou de orgulho nacional transbordante: Ano 2002, Mundo, Hemisfério Sul, América latina, Chile, Santiago, Museo Ferroviário, Exposição Internacional de Arquitectura, 1 PAVILHÃO DEDICADO A ÁLVARO DE SIZA VIEIRA, Português, de Matosinhos. Parabéns Caro Sr. Arq.!! Não é o primeiro, nem certamente será o último reconhecimento de uma brilhante carreira. Obrigado por elevar Portugal!!
Mostarda a 28 de Fevereiro de 2009 às 11:18