O Blog da Escorregadela intelectual (versão 2.0)

16
Jan 09

"Cautela com os amores. Pensem duas vezes antes de casarem com um muçulmano, pensem muito seriamente, é meterem-se num monte de sarilhos que nem Alá sabe onde é que acabam". Foi esta a declaração polémica de D. José Policarpo que levantou as vozes da discórdia. O cardeal Patriarca de Lisboa referia-se a casos dramáticos de casamentos entre mulheres cristãs e muçulmanos. Choveram críticas da Amnistia Internacional portuguesa, da Comunidade Islâmica de Lisboa, do SOS Racismo, and so on, and so on.

Enfim, um típico caso de "O meu Deus é melhor do que o teu", irresponsável e discriminatório. O tema é pertinente, a discussão é válida, o registo... é de fugir. (notícia aqui)

Mr. White às 16:17

6 comentários:
Entendo a intenção do nosso patriarca. No entanto, não consigo aceitar a forma como o disse, o forúm em que o fez e as palavras que utilizou!
Em locais deste mundo menos tolerantes, provavelmente desencadearia uma série de confrontos, ataques suicidas e outros exageros fundamentalistas!
É por estas "pequeninas" coisas que adoro este país!
De qualquer forma, o patriarca ou alguém por sua voz, deveria emitir um pedido de desculpa! Se já o fez, calo-me. Se não o fez, confesse-se e faça-o!
José da Boa Fé a 16 de Janeiro de 2009 às 17:29

Confesso que as declarações do patriarca me fizeram, mais uma vez, agradecer ao meu Deus o facto de não ter nascido muçulmana ou islamica!
MAs que elas são poderosas e ao mesmo tempo reflectoras de muita ingenuidade, lá isso são!
Ou serei eu que estou baralhada e não percebo nada disso?
Pipocas a 16 de Janeiro de 2009 às 17:45

Ingenuidade? Num homem com aquela idade? Com este tipo de vivência? que até já esteve na calha para ser Papa?
Lamento mas duvido muito.
Tenho para mim que este gente não fala por acaso. E, para erro, é de tal forma básico que mereceria punição séria de quem de direito.
Infelizmente a igreja tens destas coisas. Prefere continuar sentada em cima dos seus dogmas do que se abrir ao mundo e olhá-lo como ele é na realidade.
É por estas e por outras que a igreja é cada vez mais uma Instituoção Social em crise.
E sabem que mais? Perguntem ao um certo padre, de uma certa freguesia da Costa do Sol, porque razão, há +/- 13 anos foi recambiado para outra paróquia?
felizmente que hoje em dia, livre da influência dessa corja maldita - as beatas - voltou a ter lugar numa paróquia bem perto de "nós". Ainda há dias, a propósito de um infeliz acontecimento - uma morte - tive o prazer de o ouvir numa homilia.
Savora a 16 de Janeiro de 2009 às 18:39

Mais uma vez a Igreja Católica Apostólica Romana demonstrou todo o seu autismo e desrespeito pelas outras religiões! Completamente irreais, despropositadas e irresponsáveis as declarações do Cardeal Patriarca. Acaso já se questionou sobre a religião dos maridos violentos que mataram cerca de 60 mulheres em consequência de violência doméstica no ano passado aqui em Portugal? Acaso já se questionou sobre o facto do catolicismo ser também baseado sobre a figura do homem? Não era a Igreja Católica que defendia, antes do 25 de Abril que as mulheres devem obediência ao homem, não podendo trabalhar sem a sua autorização, não podendo viajar sem a sua autorização? Não tente tapar o sol com a peneira! Cada religião é aplicada conforme a interpretação que o homem faz. O Sr. Cardeal Patriarca deveria reler os ensinamentos bíblicos e aplicá-los na prática pois quem nunca pecou que atire a primeira pedra e não me parece que compita ao Sr. Cardeal atirar a primeira pedra, pois há muito pecado no seio da igreja catolica e do catolicismo!
SSF a 18 de Janeiro de 2009 às 20:28

Ainda há uns dias, tive a oportunidade de ouvir, de um sacerdote católico, uma frase que transmite uma mensagem muito importante: "espero que Deus consiga perdoar a Igreja, pois por ser composta por homens, ela também peca"!
Há sacerdotes e sacerdotes! Mas, como em todas as organizações, a Igreja Catóilca e os seus membros, também não consegue escapar ao lobbies internos e às forças de pressão e bloqueio!
Paulo Garcia a 19 de Janeiro de 2009 às 11:06

Viu-se bem na cara e nas (enroladíssimas) tentativas de justificar o que afirmou, que o Sr. Cardeal Patriarca, depois de dizer o que disse, pensou, de si para o seu espírito (naquele momento, atormentado): "Já perdi uma boa oportunidade de estar calado...". Enfim, tinha-lhe valido mais ter a capacidade de praticar a exemplar humildade de Cristo e retratar-se logo ali. Enfim, é só mais um humano orgulhoso como nós...
Mostarda a 21 de Janeiro de 2009 às 00:47

Janeiro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
17

18
24

25
31


pesquisar neste blog
 
blogs SAPO