O Blog da Escorregadela intelectual (versão 2.0)

02
Mai 12

Ontem, 1º de Maio, dia de Luta dos Trabalhadores, dia para celebrar as conquistas que os trabalhadores do mundo conseguiram após a industrialização, designadamente a jornada semanal das 40 horas de trabalho entre outros direitos, o Grupo Jerónimo Martins, dono da cadeia de supermercados "Pingo Doce" abriu portas, obrigou os seus trabalhadores a trabalhar, violando o que tradicionalmente era tido como pacífico - o único dia do ano que os trabalhadores efectivamente não trabalhavam - e, sem pruridos, criou uma campanha vergonhosa, de dar um desconto de 50% nas compras de valor superior a € 100,00.

De imediato, se viu os resultados de tal campanha infame! As fragilidades sociais de um país à deriva ficaram expostas, as pessoas, carenciadas, ou menos carenciadas, correram paras lojas Pingo Doce, enfrentaram filas enormes, entraram em brigas físicas, para aproveitarem a "esmola" do Pingo Doce. UMA VERGONHA!

O 1º de Maio de 2012 vai ficar assim indelevelmente marcado por esta forma torpe de atacar os valores sociais, por esta forma de aproveitamento das necessidades das pessoas para alcançar o lucro fácil e atacar os valores de Abril e os valores do 1º Maio.

Mas o mais grave é que esta operação não foi acompanhada pela ASAE e nenhum membro do Governo se pronunciou sobre a mesma. Depois de retirar a sua sede e capitais sociais para a Holanda, o Grupo Jerónimo Martins ataca a sociedade com esta campanha ignóbil! O que Ms. Brown viu através das fotografias, através da TV e do que ouviu dos relatos que lhe iam chegando, deixam-na apreensiva. A concorrência desleal do Grupo Jerónimo Martins aniquila qualquer esperança num futuro melhor. Só hoje é que a ASAE apareceu para fiscalizar, mas deveria ter aparecido para prevenir, ao fim e ao cabo não é essa a sua função principal? E só apareceu hoje para fiscalizar, depois do mal feito, porque houve vozes que se levantaram contra esta prática desleal. E o Grupo Jerónimo Martins sabe também que as sanções que poderá vir a sofrer são diminutas face ao lucro que teve ontem.

Até quando este capitalismo cavalar que passa por cima de tudo e de todos? Uma Vergonha sem dúvida...

Ms. Brown às 13:04

170 comentários:
Concordo plenamente consigo Maria. A falta de civísmo por parte das pessoas não têm a ver com a promoção em si, ela já é evidente todos os dias no nosso quotidiano, não há nada a fazer. Tal e qual como a hipocrisia das pessoas, ( e eu estou a ver aqui tanta...) que tambem não terá a curto/médio prazo salvação.
Eu não fui a Pingo Doce porque infelizmente não pude de todo ( estive a trabalhar tal e qual como os empregados do pingo doce, e sem receber sequer...), no entanto se pudesse teria lá ido, e não para comprar coisas desnecessárias nem para estragar, mas sim para aproveitar uma folga orçamental que a mim como a muitos portugueses que tem de fazer pela vida dá muito jeito.
É obvio que o 1º de Maio é um dia bastante importante e com muito simbolismo por tudo aquilo que representa, e o mesmo não deve ser desvalorizado, mas numa altura de crise é comprensivel que o facto de poder poupar bastante dinheiro tenha feito com que as pessoas aderissem em massa.
Anónimo a 3 de Maio de 2012 às 10:15

Claro que o dia 1 de Maio não deve ser desvalorizado. Já agora e embora não tenha muito a ver com a promoção do Pingo Doce, o meu pai quando eu era pequena, todas as vesperas do 1ºde Maio, a pide ia busca-lo a casa para passar a noite e o 1º de Maio na prisão. Ele trabalhava na CUF, no Barreiro e também ao meu Pai se deve a Liberdade que temos hoje.Era um Lutador, até teve que fugir para fora do País e como era dificil atravessar para Espanha nessa altura. As vezes pagavasse com a vida, o atravessar o rio.Mas. fico fula com a hipocrisia das pessoas.. Muitas delas nem sabem o que falam. O 25 de Abril deu-nos a Liberdade. O que a maioria de nós anda a fazer com Ela, é que é degradande, triste, sem sentido. Quantas pessoas, trabalham no 1º de Maio? quantas! Agora culparem quem aproveitou esta promoçaõ? só não nos chamam mãe! Hipocritas....
Maria a 3 de Maio de 2012 às 10:59

Maio 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
15
16
17
18
19

20
21
23
24
25
26

27
28
29
30
31


pesquisar neste blog
 
blogs SAPO