O Blog da Escorregadela intelectual (versão 2.0)

02
Mai 12

Ontem, 1º de Maio, dia de Luta dos Trabalhadores, dia para celebrar as conquistas que os trabalhadores do mundo conseguiram após a industrialização, designadamente a jornada semanal das 40 horas de trabalho entre outros direitos, o Grupo Jerónimo Martins, dono da cadeia de supermercados "Pingo Doce" abriu portas, obrigou os seus trabalhadores a trabalhar, violando o que tradicionalmente era tido como pacífico - o único dia do ano que os trabalhadores efectivamente não trabalhavam - e, sem pruridos, criou uma campanha vergonhosa, de dar um desconto de 50% nas compras de valor superior a € 100,00.

De imediato, se viu os resultados de tal campanha infame! As fragilidades sociais de um país à deriva ficaram expostas, as pessoas, carenciadas, ou menos carenciadas, correram paras lojas Pingo Doce, enfrentaram filas enormes, entraram em brigas físicas, para aproveitarem a "esmola" do Pingo Doce. UMA VERGONHA!

O 1º de Maio de 2012 vai ficar assim indelevelmente marcado por esta forma torpe de atacar os valores sociais, por esta forma de aproveitamento das necessidades das pessoas para alcançar o lucro fácil e atacar os valores de Abril e os valores do 1º Maio.

Mas o mais grave é que esta operação não foi acompanhada pela ASAE e nenhum membro do Governo se pronunciou sobre a mesma. Depois de retirar a sua sede e capitais sociais para a Holanda, o Grupo Jerónimo Martins ataca a sociedade com esta campanha ignóbil! O que Ms. Brown viu através das fotografias, através da TV e do que ouviu dos relatos que lhe iam chegando, deixam-na apreensiva. A concorrência desleal do Grupo Jerónimo Martins aniquila qualquer esperança num futuro melhor. Só hoje é que a ASAE apareceu para fiscalizar, mas deveria ter aparecido para prevenir, ao fim e ao cabo não é essa a sua função principal? E só apareceu hoje para fiscalizar, depois do mal feito, porque houve vozes que se levantaram contra esta prática desleal. E o Grupo Jerónimo Martins sabe também que as sanções que poderá vir a sofrer são diminutas face ao lucro que teve ontem.

Até quando este capitalismo cavalar que passa por cima de tudo e de todos? Uma Vergonha sem dúvida...

Ms. Brown às 13:04

170 comentários:
Não entendo as critias ao Pingo Doce!
Ontem esta cadeia de lojas permitiu a muitas familias fazer compras a metado do custo.
Quanto aos funcionários que "tiveram de trabalhar", ninguem se lembra de outros "concorrentes" que também estiveram abertos, e, de outros ramos de negócio, que independentemente da data que se comemora os funcionários têm de trabalhar.
Joaquim Sousa a 2 de Maio de 2012 às 15:56

Colega, concordo plenamente, comprar por metade do preço nos dias em que estamos, é de louvar a deus, só não percebo pq é que a CGTP está contra isto, ajudou muita gente a poupar dinheiro, mas os sócios da CGTP que continuem a des contar para lá pq os mamões que lá estão precisam de ir buscar o dinheiro algum lado...
pedro a 2 de Maio de 2012 às 16:16

Vamos lá a ver se eu percebo o seu raciocínio: Todos os dias o povo português leva no focinho com os preços dos bens essenciais a aumentar constantemente, os impostos directos e indirectos a aumentarem constantemente, os combustíveis a aumentarem constantemente num jogo vergonhoso e especulativo. A desculpa para isto tudo é a crise, os mercados, os capitalistas que andam aflitos porque já não sabem onde hão-se explorar mais para encherem as panças sem fundo, etc. e agora aparece um gajo cheio da massa e, por sinal, muito amigo dos nossos governantes e resolve vender os seus produtos ao desbarato para ajudar os pobrezinhos no 1º de Maio, sem se importar de ter prejuízo nessa venda, tanto mais que a mão de obra deste dia lhe saiu mais cara pois pagou a dobrar aos seus escravos, e você não desconfia de nada e até acha que os gajos da CGTP é que são os mamões? Percebi bem? É mesmo isto que você pensa? Ou, melhor: Você não consegue pensar mais do que isto?
Comunista a 2 de Maio de 2012 às 23:28

É exactamente essa a questão! Permitiu a muitas familias fazer compras a metade do preço (familias essas ke não fizeram puto no 1º Maio!), quando toda a gente deveria ser solidária e neste dia apoiar kem trabalha boicotando as idas aos supermercados! mas sabe tão bem, fazer os outros de cabeçudos, não sabe? Estão a trabalhar arranhem pk eu estou a gozar o meu feriado! tão pouca solidariedade......ao ke xegámos!
Anónimo a 2 de Maio de 2012 às 17:01

Maio 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
15
16
17
18
19

20
21
23
24
25
26

27
28
29
30
31


pesquisar neste blog
 
blogs SAPO