O Blog da Escorregadela intelectual (versão 2.0)

10
Dez 09

Recorram aos prontuários! Aos dicionários! Às gramáticas! Ao que quiserem!

Mas, a quem tem tratado o português a pontapé, em pleno século XXI, pede-se, apela-se, a que, simplesmente, parem!

Cada vez mais assistimos aos atropelos ao português. Desde a escrita juvenil com abreviaturas impensaveis, que devem dar mais trabalho do que escrever as palavras inteiras, aos k's por todo o lado, aos "tipos" e aos "tas a ver", os a's, com H e sem H nas alturas erradas, até aos erro escrito da hifenização. Por aí se vêm os "esta-mos", os "va-mos", ou "trabalha-mos"... Medo! estas palavras escrevem-se estamos, vamos, e trabalhamos. Os pronomes reflexos usam-se quando há uma acção relaccionada com o sujeito.. daí o nome e o reflexo.

Mas não é só na escrita que há todos estes erros. Também no discurso oral a coisa não anda a correr bem. Sim é certo que tudo isto não se passa só com o português. O que não é motivo para desvalorizar tanta asneira junta.

O Viajar deixa um exemplo, em inglês, de como se maltrata uma língua e de como se pode, de uma forma simples, dar a volta ao texto... E chegar ao nível de um discurso bem articulado e com impacto, como o do último Nobel da Paz. (Independentemente de este o ter merecido ou não.....)

Typography from Ronnie Bruce on Vimeo.

Mr. Heinz às 18:36

3 comentários:
Muito bem Mr. Heinz!!! Já o tinha dito no Facebook e entre amigos... anda tudo a falar e a escrever mal... coitado do "português", deve estar todo dorido de tantos pontapés! É o facilitismo na escola... vamos passar os alunos porque uma escola para estar no ranking tem de ter uma quota-parte boa de alunos passados e já agora com boas notas, para a posição no ranking ser mais alta!!Simplex, é a palavra de ordem para tudo! Deixaram de dar português nas escolas, só devem dar "português técnico". Não se analisam as obras fundamentais da literatura; aceitam-se escritas dos "k" e "x" e todos vamos rindo e cantando neste Portugal simplex, de palhaços e tias da linha de Cascais! Tenham dó!! Fere a vista ler numa frase tantos erros! Dóiem os ouvidos de tantas calinadas que se ouvem! POR FAVOR: LEIAM!!Onde é que está o Plano de Leitura Nacional cuja responsável era a nossa actual Ministra da Educação? Esqueceram-se dele??Vamos defender a nossa língua, porque a nossa língua é a nossa Pátria!
SSF a 11 de Dezembro de 2009 às 18:50

Já agora, "doem" :)
Anónimo a 2 de Janeiro de 2010 às 21:10

Já agora: querias dizer "vêm" ou "vêem" ? :D
Anónimo a 17 de Dezembro de 2009 às 19:12

Dezembro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
11
12

13
15
18
19

20
25
26

27
28
30


pesquisar neste blog
 
blogs SAPO