O Blog da Escorregadela intelectual (versão 2.0)

20
Jun 11

No passado sábado, Ms. Brown teve um programa de lazer que aconselha aos viajantes (salvo a última parte do programa que mais adiante será referida!).

Ms. Brown, juntamente com um grupo de amigos, na tarde se sábado, foi andar no mítico eléctrico 28 que faz a viagem entre os Prazeres e o Martim Moniz, passando por bairros lisboetas como a Lapa, Bairro Alto, Alfama, Graça... Foi sem dúvida uma tarde bem aproveitada e divertida. O tempo convidava a uma ida à praia, mas Ms. Brown optou por este passeio citadino e não se arrependeu.

A viagem começou junto ao cemitério dos Prazeres - por si só já motivo para uma visita pois contém jazigos históricos e é um exemplo congregador de vários estilos arquitectónicos (é verdade!). Daí, o eléctrico atravessa parte de Campo de Ourique (R. Silva Carvalho) e entra pela Lapa até S. Bento. Depois, mete-se pela Calçada do Combro, ao som de "Cheira bem, cheira a Lisboa" cantado pelo grupo de Ms. Brown, passa por Sta. Catarina (na viagem tem-se um vislumbre do elevador da Bica) e chega ao Largo Luís de Camões. Aqui vê-se uma Lisboa turística, quase sem moradores locais e a cheirar a cremes protectores e a falar inúmeras línguas. A viagem continua pela, anteriormente má-afamada, R. António Maria Cardoso (onde era a sede da PIDE) e agora rua do Teatro de S. Luiz. Seguindo viagem pelos trilhos do eléctrico, desembocamos na Baixa pombalina, que fervilha de gente e animação de rua. Seguimos em frente e passamos a Igreja da N.ª Senhora da Madalena. Iniciamos a subida até à colina do Castelo de S. Jorge, passamos a Sé e estamos dentro de Alfama. O eléctrico chia e sobe a rua ígreme e passa o Centro de Estudos Judiciários (conhecido agora pelas más razões), ex-prisão do Limoeiro, passa o miradouro de Santa Luzia e, por causa de um autocarro de turismo que faz manobras complicadas , o eléctrico, para gáudio de Ms. Brown, detém-se nas Portas do Sol. Aqui Ms. Brown aproveita para apreciar a paisagem e tirar inúmeras fotografias. Lisboa é sem dúvida uma das cidades mais bonitas do mundo, com uma luz e cor sem igual! Findas as manobras, o eléctrico segue caminho, passando pelo Teatro Romano, Igreja de S. Vicente de Fora, Voz do Operário, chegando ao Largo da Graça. Aqui Ms. Brown e os seus amigos apeiam-se e passeiam-se, deixando o eléctrico seguir o seu caminho até ao Martim Moniz.

No bairro da Graça, Ms. Brown e os seus amigos vão até uma tasca tipicamente lisboeta, onde se canta o fado castiço e quem quiser fazê-lo avança sem medos! Saem uns pastelinhos de bacalhau e umas imperiais a preceito. Ouvem-se os fadistas "ad hoc", grita-se "ah fadista" "ah boca linda", "ah riqueza da sua mãezinha", e os turistas regozijam com tais manifestações populares! É a vez de uma das raparigas do grupo de Ms. Brown avançar para o meio da tasca. Coloca as mãos junto ao ventre e solta a voz. Os ouvintes acompanham com "laralás" e está feito o sucesso. AH FADISTA!

As cantorias acabam e está na hora de avançar para outro local. Ms. Brown desce por Alfama, agora com um grupo mais pequeno, os que não temem o que vem a seguir - concerto de Tony Carreira nos Restauradores!

Pois é, caros viajantes, Ms. Brown aventurou-se pelo mundo do Tony Carreira e da sua trupe de fãs incontroláveis. É o povo mais genuíno!

Em dia de pic-nic e celebração da produção nacional, Tony Carreira canta (e desafina) e encanta os seus fãs! A Praça dos Restauradores, outrora cheia de turistas, está cheia de gente das camadas mais populares. Todos de mãos no ar, todos a cantar os grandes hits do cantor, tudo ao rubro. Ms. Brown não ficou até ao fim, mas conseguiu perceber o fenómeno em torno deste cantor, que vindo de raízes humildes, as canta e faz com que as pessoas se identifiquem com ele.

Sem dúvida foi uma tarde bem divertida e bem passada que Ms. Brown recomenda vivamente.

Lisboa é uma cidade cheia de coisas para ver e se fazer e nada como ser uma lisboeta turista em Lisboa!

 

Ms. Brown às 10:49

comentário:
NÂO,GOSTEI.
DAIANA a 22 de Junho de 2011 às 22:32

Junho 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

12
13
14
15
17
18

19
21
22
23
24
25

26
27
29
30


Posto de Escuta
pesquisar neste blog
 
Conta-gotas
Website counter
blogs SAPO