O Blog da Escorregadela intelectual (versão 2.0)

02
Set 10

Usando um título de um livro de Manuel Tiago, pseudónimo de Álvaro Cunhal, Ms. Brown toma ensejo para falar naquela que é denominada a FESTA DOS COMUNISTAS  (não há Festa como Esta!), a "FESTA DO AVANTE"! Ainda que amanhã inclua este evento na sua rúbrica semanal de programação para o fim-de-semana, Ms. Brown entende ser necessário autonomizar e falar da Festa em post próprio.

Desde 1976, com o alto patrocínio do jornal oficial do Partido Comunista Portugês "Avante", que esta festa se realiza anualmente (com uma interrupção nos finais dos anos 80), sempre no primeiro fim-de-semana de Setembro.

Depois de se ter realizado na antiga FIL, na Ajuda, em Loures, e noutros locais, a Festa assentou arraiais na Quinta da Atalaia, comprada pelo Partido depois de uma grande campanha de angariação de fundos. Assim, desde 1991 ou 92 (Ms. Brown não tem bem presente o ano), a Festa realiza-se na Amora, Seixal.

Todos os anos, no princípio de Setembro, todos os caminhos vão dar aquela Festa. E não se pense que só Comunistas é que vão à Festa! Não! Pessoas de vários quadrantes políticos ou apartidárias vão à Festa.

Cada vez mais a Festa para além de marcar a "rentrée" do PCP e do seu cariz político, é um Festival de Música, de Arte e Desporto, enfim, de Cultura, pois anualmente convida músicas, pintores, escritores, organiza torneios desportivos, tem a feira do livro e do disco e apresenta peças de teatro.

É por causa da sua forma abrangente, que a Festa tem atraído, anualmente, milhares de pessoas ao recinto, numa perfeita harmonia e convívio de gentes de todo o lado e todas diferentes.

Ms. Brown já foi a muitas edições da Festa e esteve presente no 1º ano da Festa na Atalaia - infelizmente não tem conseguido ir a todas as edições e este ano será mais um ano a que faltará (marcou presença no ano passado) - e tem visto como a organização tem evoluído e como todos os anos o PCP aparece renascido neste evento político-cultural.

O recinto é grande, e está dividido por espaços. Há o espaço internacional com as representações dos vários partidos comunistas internacionais, há o espaço ciência, há o Avanteatro, há a Feira do Livro e do Disco, há palcos secundários e pavilhões com exposições...

Neste ano, a Festa começa na 6ª feira, com a comemoração do 25º aniversário do hino "A Carvalhesa", no sábado e no domingo, muitos grupos musicais subirão aos vários palcos montados, tais como Deolinda, Cacique 97, Tim, Bernardo Sasseti Trio, A Naïfa, Expensive Soul, etc. Haverá debates, teatro e exposições. Enfim, uma panóplia de coisas para se ver e fazer se o viajante não estiver interessado na parte política.

Para quem estiver interessado, poderão aceder ao site do PCP (www.pcp.pt) e a partir daí terão link directo para a Festa com informações sobre transportes, mapas do recinto, locais para acampar, etc.

Para Ms. Brown a Festa é isso mesmo, uma grande Festa! A Festa traz sempre boas recordações a Ms. Brown e é uma tradição familiar.Ms. Brown tem pena de não poder ir este ano, mas não pode estar em todo o lado!

Ms. Brown sugere, assim, vivamente, que o viajante, independentemente da sua côr partidária (ou mesmo que seja incolor), vá pelo menos uma vez a esta grande Festa porque... NÃO HÁ FESTA COMO ESTA!

 

 

Ms. Brown às 12:21

Setembro 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
11

12
13
15
16
18

19
20
21
23
25

26
27
28
29
30


Posto de Escuta
pesquisar neste blog
 
Conta-gotas
Website counter
blogs SAPO