O Blog da Escorregadela intelectual (versão 2.0)

09
Jun 10

Amanhã é dia 10 de Junho, dia de Portugal, de Camões e das Comunidades e para gáudio de muitos viajantes, é mais um feriado à quinta que vai permitir uma "ponte" na sexta, logo um fim-de-semana de 4 dias! Ms. Brown, mais uma vez, só terá direito ao feriado e já goza!

Mas, afinal, que vem a ser isto do dia 10 de Junho?

Como Ms. Brown gosta que os seus viajantes estejam sempre bem informados, cá vai a resposta:

O dia 10 de Junho foi instituído como feriado nacional por decreto de 12 de Outubro de 1910 - 7 dias após a implantação da República - e tinha por efeito, celebrar a alegada data do falecimento do poeta Camões (vá-se lá saber porquê assinala-se a morte e não o nascimento... que mórbido!). Em bom rigor, ninguém sabe se Camões faleceu neste dia, mas isso não interessa nada!

Com o Estado Novo, o feriado do 10 de Junho passou a ser designado o "Dia de Portugal, de Camões da Raça"... muito na onda do fascismo que estava em voga nesse tempo...Ms. Brown tem para si que foi nessa altura que se passou a usar a expressão "oh raça de miúdo!". Esta coisa do Dia da Raça, como é bom de se ver, sempre fez grande espécie a Ms. Brown que, felizmente não viveu na época do Estado Novo (mais para o velho e apodrecido!). Com a guerra colonial e para exaltação das forças armadas que combatiam o "inimigo" em África, o dia passou a ser uma homenagem às Forças Armadas.

Actualmente, o dia tem o alto epíteto de "Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades" e serve basicamente para se ir para a praia e para que o Presidente da República condecore, entre alguns que merecem, os amigalhaços!

Este ano o Sr. Presidente da República vai condecorar, entre outros, 2 ex-ministros do anterior (des)governo de Sócrates - Isabel Pires de Lima e Nuno Duarte (?), respectivamente ex-ministra da cultura e ex-ministro do ambiente. E perguntam os viajantes, porquê? E responde Ms. Brown: "num sei"!!! Porque sim, porque devem ter prestado altos serviços ao Estado Português, mas que Ms. Brown desconhece...

Sinceramente, não se percebe esta condecoração! Como também não se percebe porque se esperou que o Prof. Dr. Saldanha Sanches falecesse para lhe prestar uma homenagem póstuma através de uma condecoração! Porque não o fizeram antes? Talvez porque era uma voz incómoda do regime; talvez porque punha o dedo na ferida; talvez porque foi MRPP; talvez porque era marido da Procuradora-Geral Adjunta Maria José Morgado... agora que está morto, não incomoda mais ninguém e por isso toca lá de fazer o "frete" de o homenagear só para não dizerem que não o apreciavam!

E o mesmo se diga em relação a Rosa Lobato Faria. Se em vida já tinha sido grande escritora porque não aproveitaram para a condecorar nessa altura? Porque só agora, depois de falecida, é que a vão condecorar...

Sinceramente, as homenagens fazem-se em vida das pessoas que é quando elas podem apreciar o valor que lhes dão...

 

Ms. Brown às 19:11

Junho 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
12

13
14
17
19

22
25
26

27
28
30


pesquisar neste blog
 
blogs SAPO